O Feng Shui através do Baguá

O Feng Shui equilibra as pessoas e seus ambientes através da harmonização do Ch’i, a energia vital que flui dentro e em torno da nossa casa.
Para isso, analisa o histórico do local, as formas geométricas, as cores, disposição dos cômodos e móveis, relação da casa x terreno x rua. São esses fatores que criam os padrões energéticos da residência, que também afetam o fluxo do nosso Ch’i pessoal.
O termo Feng (vento) Shui (água) origina-se de um provérbio chinês que descreve o melhor lugar para se viver:

“onde o vento é suave e o sol é quente, a água é clara e a vegetação é viçosa”

Para o Feng Shui, uma casa deve ser clara, iluminada, alegre. Devemos passear pelos ambientes sem esbarrar nas mobílias.
A brisa suave deve invadir os cômodos, sem grandes correntes de vento e nem portas batendo. Deve ter aroma próprio e agradável, trazer o descanso merecido após um dia de trabalho, ser o nosso refúgio e ter um bom Ch’i.
O Baguá é um dos instrumentos que usamos para compreender esses padrões de energia e deve ser aplicado na planta baixa do imóvel, a partir da porta de entrada principal, dividindo a casa nas nove áreas (Guás) importantes da nossa vida: PROSPERIDADE, SUCESSO, RELACIONAMENTOS, FAMÍLIA, FILHOS, BENFEITORES, ESPIRITUALIDADE, TRABALHO e SAÚDE.
Através dele, o Consultor poderá determinar os Guás desajustados e sugerir as “curas” para corrigir ou melhorar o Ch’i existente, proporcionando renovação e bem-estar ao local.
Segue uma descrição básica de cada Guá:
Guá do Trabalho: rege as profissões, o ambiente de trabalho e tudo que se refere ao nosso “ganha pão”.
Guá dos Benfeitores: refere-se às pessoas próximas com quem convivemos e os desconhecidos que de alguma forma aparecem em nossas vidas para nos auxiliar no dia-a-dia. Rege também a energia favorável às viagens e lugares que desejamos conhecer.
Guá da Espiritualidade: rege a nossa espiritualidade e o desenvolvimento dela. Também promove a expansão do conhecimento e da sabedoria.
Guá da Família: é uma excelente área para promoção das relações e vínculos familiares, integração entre moradores da casa e fortalecimento da união.
Guá da Prosperidade: é um dos mais importantes da casa. Ele afeta a situação financeira e a vida próspera em todos os aspectos.
Guá do Sucesso: está relacionado com nossa reputação, fama e também com a visão que a comunidade tem de nós.
Guá do Relacionamento: rege a união de um casal e o estímulo da vida a dois, para os que ainda não encontraram sua cara-metade.
Guá dos Filhos: representa os filhos que já existem ou mesmo o que ainda estão em planos, o futuro, a renovação constante das idéias e a idealização de novos projetos.
Guá da Saúde: rege o bem-estar, a saúde física, mental e espiritual dos moradores. É o local da harmonia da casa, do equilíbrio das energias Yin e Yang para uma vida saudável e feliz.

Cada Guá representa uma parte de nosso corpo e tem suas doenças relacionadas.
Também representam os membros da família (o pai, a mãe, o filho mais velho, a filha do meio, o filho caçula), entre outros aspectos, que abordarei com mais detalhes em outros artigos.

(Baguá - imagem da internet)