Arrumando as gavetas



Um dos princípios do Feng Shui diz que não devemos guardar "entulhos" dentro da nossa casa, como revistas antigas, roupas velhas, objetos quebrados, bagunças de uma maneira geral.

Calma, você não precisa transformar sua casa num "show room" de loja de armários e sair dando tudo o que é seu.

Quem não tem em casa roupas que já passaram por 2 ou 3 estações sem serem usadas, esperando emagrecer, a moda voltar ou sei lá o quê? Pois é lá que mora o perigo, naquele lugar em que não mexemos nunca, um armário, uma gaveta, um cômodo.

Justamente pela falta de uso, criamos um foco de energia estagnada e esta energia parada começa a criar obstáculos "invisíveis" na nossa vida.

É a promoção que não sai, os clientes que somem, aquela pessoa que não chega na sua vida. Pois bem, tudo isso pode estar acontecendo porque a energia Ch'i da sua casa não está fluindo como deveria, porque você não mexe faz tempo numa gaveta que está lá no aparador da sala de jantar, que cai bem na área do Trabalho ou então no quartinho de "bagunças", que cai lá na área de Relacionamentos.

Então aquelas pequenas bobagens que você anda empurrando com a barriga, para arrumar no dia que chover, por exemplo, vão criando travas e você se pergunta: "mas por que será que está tudo tão devagar?"

Quando chego na casa de um cliente, sempre peço para ver os armários e gavetas, pois isso é fundamental no diagnóstico da casa.

E não é porque sou Consultora no assunto que também não me acomodo. Também tenho preguiça e fico esperando a boiada passar, mas daí, quando meu telefone não toca, penso comigo mesma: "hora de arrumar as gavetas"!

(fonte: imagem da internet)



Sobre meu último artigo...

Recebi um e-mail sobre o meu artigo anterior, perguntando sobre o “estilo Feng Shui” como simples maneira de decoração e o uso do baguá, cristais e sinos de vento como objetos de correção energética.
Por isso, antes de escrever sobre um novo tema, gostaria de complementar meu último texto com mais algumas informações.
Existem objetos que são usados para promover as curas energéticas sugeridas após a análise do imóvel.
Alguns exemplos: espelhos, bolas de cristal, sinos de vento, pedras, estátuas, vasos com plantas, aquários, mobília específica (de madeira, metal, quadrada, redonda, triangular), fontes, flautas chinesas, entre outros.
Simplesmente colocar estes objetos na casa, não significa que ela esteja recebendo a “cura” específica sob o ponto de vista do Feng Shui. Serão apenas objetos decorativos.
Você poderá tê-los por gosto, questão estética, simpatia, mas estes só trazem os ajustes energéticos, quando receberem o devido tratamento, ou seja, forem dispostos no setor/guá que necessitam de curas e principalmente após o “Reforço dos 3 Segredos”, que é o alinhamento do corpo, fala e mente, colocando intenção naquilo que se deseja.
Se não fizer os passos acima, você apenas irá decorar a sua casa com objetos usados no Feng Shui, como quem usa decoração étnica, oriental ou country, podendo ou não trazer energias favoráveis ao local.
É claro que é bom ter em casa espelhos, cristais, sinos de vento e muitas vezes, colocamos alguns deles por simples intuição, o que é melhor do que nada.
Devemos lembrar que os objetos têm a sua própria energia e que de alguma forma estão agindo no local, porém se estiverem mal posicionados, não causarão efeito algum, podendo até atrapalhar o bom fluxo do Ch’i.

Consultoria de Feng Shui. Como funciona?

Quem nunca ouviu falar em Feng Shui nos dias de hoje? Esta técnica milenar chinesa caiu no gosto popular e não é raro ver algum conhecido nosso atacando de consultor.
Basta comprar uma revista sobre o assunto nas bancas, pintar uma parede de vermelho e pronto, está feita a consultoria!
Infelizmente, não é tão simples assim. É claro que, as muitas dicas oferecidas pelas revistas são úteis, mas na prática, o assunto é sério e requer a ajuda de uma pessoa especializada, que conseguirá reunir todos os elementos necessários para uma análise completa de cada caso. Se não, todos os moradores de um edifício teriam a mesma sorte, afinal a planta é a mesma.
Para fazer uma consultoria, é necessária a planta arquitetônica do local, que servirá de base para a aplicação do baguá e a divisão de cada setor correspondente, baseada na porta de entrada principal.
Este é o ponto de partida, porém ainda não é suficiente para diagnosticar todos os problemas que possam existir por ali.
O passo seguinte será uma entrevista com o morador, numa conversa franca e sincera, onde ele sinalizará suas dificuldades, desarmonias e sentimentos que tem no local.
Caso o consultor não possa fazer uma visita ao imóvel, ele deverá receber fotos e descrições detalhadas de todos os cômodos da casa, inclusive da área externa, onde possa visualizar o posicionamento de móveis, janelas, portas, entrada principal, etc.
A partir daí, o consultor terá material para fazer um estudo individualizado, levando em consideração o perfil dos moradores, a situação vivida naquele local e então, sugerir as “curas” e ajustes corretos para que ocorra um equilíbrio energético no local.
É importante lembrar que a simples colocação de um sino do vento ou baguá numa casa não quer dizer que tudo está adequado conforme o Feng Shui. Infelizmente, tenho visto não-consultores oferecerem por aí “decoração estilo Feng Shui”. Não existe “estilo Feng Shui”!
Fazer uma consultoria não é transformar sua casa numa tenda esotérica. Encher de badulaques, sem os devidos ajustes ou “curas”, não garante a ninguém os resultados obtidos, por exemplo, através do equilíbrio dos 5 elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal e Terra) que falarei a respeito num próximo texto.
Você pode harmonizar o local como seu estilo pessoal, seja ele discreto, arrojado, clean, esotérico ou não.
Por isso, fica aqui uma orientação: se informe antes de fazer qualquer alteração em sua casa, pois às vezes, a simples mudança da posição da cama pode trazer um resultado indesejado.